• Vitória Motors

    ​Não só deficientes têm direito à isenção de impostos

    26/09/2018

    Não só deficientes têm direito à isenção de impostos

    Lei também garante que autistas e portadores de doenças como Parkinson, tendinite crônica  sejam isentos de impostos como o IPI, IOF, ICMS e IPVA na compra do carro novo;
    Estima-se que um a cada dois brasileiros pode comprar veículos com isenção de impostos e não sabe;
     
    ICMS, IPVA, IOF e IPI. Muitos já sabem que deficientes físicos têm isenção dos impostos na compra do carro novo. O que quase ninguém sabe é que boa parte da população brasileira também tem esse mesmo direito. Alguns exemplos comuns que podem ter o benefício da isenção são: pessoas com câncer, HIV positivo, hepatite C, hemofílicos, Parkinson, pessoas com problemas graves de coluna, diabetes, Lesão por Esforço Repetitivo (Ler) e muitas outras patologias. 
    De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, há no país cerca de 46 milhões de brasileiros com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Com a inclusão de familiares e responsáveis legais na lei, estima-se que no total sejam mais de 100 milhões de brasileiros que podem ter direito a comprar carros 0 quilômetro com isenções de impostos.
    “O caminho para obter os direitos é burocrático, porém o percentual de isenção e os benefícios são vantajosos. Quem vai dizer se o cidadão tem mesmo direito ou não à isenção é o médico credenciado do Detran, no caso do Cidadão habilitado, ou  médicos do SUS, para o cidadão que não possua CNH, mas se informar antes de dar início ao processo pode tornar esse caminho menos árduo“, explicou o gerente da concessionária Vitória Motors Mercedes-Benz, Márcio Lessa.
    Marcas de luxo
    Mais de 1,3% da população brasileira tem algum tipo de deficiência física, segundo levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde, feito em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde. Mais de metade deles tem grau intenso de limitações. Por isso, adaptações simples nos automóveis são essenciais para essas pessoas encararem o trânsito sem problemas e garantirem sua mobilidade.
    No entanto, para escolhê-los é necessário avaliar, além das características de um carro comum, uma série de aspectos que ganham mais importância, como câmbio automático, direção hidráulica, mais espaço interno e porta-malas grande.
    Na Vitória Motors, dois veículos são vendidos com condições especiais . São eles:
    Classe C
    Primeiro modelo da Mercedes-Benz a ser vendido com isenção de impostos, o Classe C nacional conta com motor 1.6L de 156 cv 250Nm de torque, piloto automático, sistema multimídia e attention assist. A inteligência também está no seu motor à gasolina de 4 cilindros e caixa automática 7G-­‐TRONIC PLUS, que, através da tecnologia consegue reduzir o consumo. As vendas de veículos Mercedes-Benz para Pessoas com Deficiência no Espírito Santo serão intermediadas pela concessionária Vitória Motors Mercedes-Benz. Atualmente, os modelos oferecidos são C 180 Flex, C 180 Avantgarde Flex, C180 Exclusive Flex, C 200 Avantgarde e C 250 Sport.

    GLA Mercedes-Benz
    Com o início da produção nacional do GLA na fábrica de Iracemápolis, em São Paulo, a Mercedes-Benz passou a comercializar o SUV com condições especiais a partir de isenção de imposto para pessoas com deficiência. As versões do GLA, que partem de R$ 150.900,00, contam com motor turbo de 4 cilindros, com 1,6 litro de cilindrada, injeção direta a gasolina e comando das válvulas variável, gera ótimos valores em termos de potência, menor índice de ruídos e baixo consumo de combustível e emissões. O teto baixo do modelo, a carroceria elevada e as grandes caixas de rodas dão ao GLA um visual forte.
     
    Quem tem direito:
    Isenção de IPI
    Portadores de deficiência física, deficiência visual e mental, autistas, ou ainda pessoas com redução de mobilidade em razão de alguma moléstia grave, ainda que menores de 18 anos.
    Isenção de IOF
    Pessoas portadoras de deficiência física de caráter permanente.
    Isenção de ICMS e IPVA
    Para ter direito aos benefícios, o preço público do veículo, não pode ultrapassar R$70.000, 00 (setenta mil reais).
     

    ​Não só deficientes têm direito à isenção de impostos