ALERTA AOS CONSUMIDORES
A Mercedes-Benz apresentou uma série de inovações digitais na CES 2024, a maior feira global de tecnologia, que aconteceu em Las Vegas, EUA. Os avanços digitais têm como objetivo central transformar a experiência do cliente – tanto dentro quanto fora do automóvel.
Assistente Virtual MBUX
O destaque das inovações da Mercedes-Benz é o Assistente Virtual MBUX, que utiliza IA generativa e gráficos 3D avançados, tornando as interações mais naturais, intuitivas e personalizadas. Rodando no novo Sistema Operacional Mercedes-Benz (MB.OS) totalmente desenvolvido pela marca, o Assistente Virtual MBUX pavimenta o caminho para uma experiência digital extraordinária.
O Assistente Virtual MBUX possui quatro “traços de personalidade”:
– Natural: oferece uma interação perfeita que aproveita o melhor das interfaces de voz e gráficas.
– Preditivo: oferece sugestões e rotinas proativas com base no contexto situacional, comportamento aprendido e uso de IA generativa.
– Empático: gera um senso de empatia por meio de uma voz neural mais emocional que pode expressar diferentes estilos de fala.
– Pessoal: pode ser personalizado de acordo com as preferências específicas do usuário.
MBUX Surround Navigation
O MBUX Surround Navigation combina assistência com orientação de rota para uma experiência perfeita. Esse recurso combina uma visão do mundo real do entorno do veículo com suas reações a ele em tempo real. O condutor se beneficia de uma consciência situacional significativamente aprimorada, podendo ver o que o veículo vê”.
As informações são exibidas no visor do motorista usando gráficos 3D feitos com o motor de jogo Unity. Isso fornece uma visão geral altamente intuitiva e oferece tudo o que o condutor precisa saber com um único olhar.
MBUX SOUND DRIVE
A Mercedes-Benz também apresentou duas parcerias pioneiras na indústria de entretenimento. A primeira delas é o MBUX SOUND DRIVE, desenvolvido em parceria com o empresário americano will.i.am. Essa tecnologia transforma a maneira como ouvimos música a bordo.
Usando software avançado, o MBUX SOUND DRIVE permite que a música reaja à forma como o automóvel está sendo dirigido, transformando cada viagem em uma jornada musical dinâmica.
A tecnologia interpreta várias dinâmicas de condução, como recuperação, aceleração, direção e frenagem, e as converte em expressões musicais. Isso permite que o motorista “componha” em tempo real.
A tecnologia também é capaz de se sincronizar com outros “sinais” no automóvel. Um exemplo pode ser os sensores de chuva no para-brisa que fornecem ritmos suaves durante o mau tempo para reduzir o estresse e aumentar a concentração.
O objetivo de longo prazo com o MBUX SOUND DRIVE é transformá-lo em uma plataforma de música aberta. Como resultado, artistas de todo o mundo poderiam criar faixas, representando qualquer gênero musical, em um novo formato de áudio imersivo usando o software de estúdio MBUX SOUND DRIVE.
Audible e Amazon Music
A segunda parceria da Mercedes-Benz na área de entretenimento é com as gigantes Audible e Amazon Music. Essa colaboração dará vida ao áudio falado ao aproveitar o poder do Dolby Atmos.
Os clientes serão colocados no centro de uma experiência sonora dinâmica de sala de concertos, abrangendo audiolivros, podcasts e música.
Antstream Arcade
A Mercedes-Benz também anunciou novas plataformas e parcerias que aprimorarão seu serviço de jogos. Uma colaboração com o primeiro serviço de streaming de jogos retrô do mundo, Antstream Arcade, integra o jogo em nuvem no automóvel.
Além disso, a Mercedes-Benz tem sua própria visão para jogos imersivos, que é mostrada no novo Classe E. Este jogo futurista de corrida combina o poder de processamento do MBUX, junto com sensores e atuadores internos do veículo.
Estreia na América do Norte
O primeiro Mercedes-Benz a apresentar o MB.OS é o Concept CLA Class – que celebra sua estreia na América do Norte na CES 2024. Projetado na nova Arquitetura Modular da Mercedes-Benz (MMA), redefine toda uma classe com sua inovadora propulsão elétrica e sustentabilidade visionária.
O Concept CLA Class fez sua primeira aparição global durante o IAA realizado em 2023, na cidade de Munique, Alemanha.
Todas estas inovações reforçam o compromisso da marca em oferecer aos seus clientes uma experiência de condução mais personalizada, envolvente e segura.