ALERTA AOS CONSUMIDORES
O novo Mercedes-Benz Classe E chegou no mercado brasileiro na versão E 300 Exclusive, sendo o primeiro automóvel da marca equipado com o sistema de serviços online Mercedes me Connect no país.
Além de possuir uma arquitetura eletrônica que oferece uma experiência digital completa para os usuários, o modelo conta com um motor 4 cilindros que produz 258 cv em conjunto com um sistema híbrido leve de 48V.
Mercedes me Connect
O novo Classe E é o primeiro modelo da marca a oferecer, no Brasil, o pacote de serviços Mercedes me Connect. Com ele, o automóvel estará sempre “online”, trazendo mais comodidades para o condutor. Por meio de um aplicativo de celular, o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital.
Design exterior: proporções clássicas e linhas especiais
O novo Classe E possui as proporções de um sedã clássico: a dianteira curta e o capô longo são seguidos por uma cabine que fica bem recuada. O design com a cabine recuada é complementado pela traseira em destaque.
Uma superfície na cor preta conecta a grade do radiador aos faróis em preto brilhante que, visualmente, lembra os modelos elétricos da marca. A grade do radiador tridimensional está colocada na posição clássica, com a estrela no alto do capô. Além disso, possui faróis LED de alto desempenho com assistente adaptativo que oferecem um design distintivo de dia e noite. Como característica típica da marca, as luzes diurnas têm a forma de uma sobrancelha.
A vista lateral destaca as proporções harmoniosas e o distintivo design de sedã. As maçanetas embutidas conhecidas dos modelos de luxo da Mercedes-Benz estão disponíveis. As duas linhas laterais enfatizam o caráter esportivo do carro.
Design interior: MBUX Superscreen é o grande destaque
O painel de instrumentos proporciona a experiência digital superior. O Classe E é equipado com uma tela exclusiva para o passageiro dianteiro e com isso, a grande superfície de vidro da MBUX Superscreen se estende até o display central.
A seção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz do Active Ambient Lighting, que corre como um amplo arco desde o pára-brisa, passando pelas colunas A e até as portas
As linhas do assento e do encosto fluem luxuosamente de dentro para fora e parecem flutuar acima da base do assento graças ao seu design em camadas. Linhas verticais rebaixadas seguem o contorno externo, alargando-se em direção ao topo.
Motorização híbrido leve
Grande poder de tração mesmo em baixas rotações do motor. Isso é o que distingue este avançado motor a gasolina de 4 cilindros com sistema híbrido leve e sistema elétrico de bordo de 48 volts. Entre outras coisas, isso alimenta o motor de arranque-alternador integrado que é capaz de fornecer um torque adicional de até 205 Nm.
Todo o sistema de pós-tratamento de gases de escape está localizado diretamente no motor, permitindo que o conversor catalítico atinja sua temperatura de operação ideal mais rapidamente. O filtro de partículas de gasolina revestido, também instalado próximo ao motor, retém as menores partículas de fuligem e, graças a um terceiro sensor lambda, é regenerado praticamente livre de óxidos de nitrogênio.
O híbrido leve de 2ª geração com motor de arranque-alternador integrado (ISG) pode apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência adicional e até 205 Nm de torque extra em determinadas situações de aceleração. Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-TRONIC para economizar espaço e, assim, é integrado de forma ideal em termos de conexões elétricas e refrigeração. Além disso, foi possível reduzir o peso do sistema enquanto a robustez foi aumentada.
Outras vantagens inerentes: o ISG também controla a marcha lenta. No modo de “coasting”, o motor pode ser desligado completamente. Isso significa que o deslizamento também é possível em conjunto com o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC.
Suspensão a ar AIRMATIC e eixo traseiro direcional
A condução ágil do novo Classe E se deve em grande parte à orientação precisa das rodas dianteiras por meio de quatro braços de controle individual. No eixo traseiro, uma suspensão traseira independente multibraço otimizada com cinco links garante excelente controle das rodas e excelente estabilidade.
O novo Classe E está disponível com o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional. A suspensão responde de maneira muito sensível. O controle de nível é outra característica do AIRMATIC. Ele mantém a altura livre do solo constante, independentemente da carga do veículo, mas também faz alterações quando necessário.
Impressionante, experiência de entretenimento imersiva
Música e jogos podem ser experimentados com quase todos os sentidos. Graças às inovações digitais no interior, o Classe E agora é mais inteligente, alcançando uma nova dimensão de personalização e interação. Ao mesmo tempo, a arquitetura eletrônica é mais orientada por software e menos orientada por hardware.
O sistema de som Dolby Atmos eleva a experiência de áudio a bordo para um novo nível. Instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio podem ser posicionados por toda a área de audição. Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos® pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus.
O pacote de entretenimento (MBUX Entretenimento Plus) está disponível o novo Classe E. Ele inclui serviços Mercedes me e um pacote de dados de um provedor, que já utiliza um módulo de comunicação com tecnologia de transmissão 5G. O padrão de telefonia móvel 5G possibilita taxas de dados muito mais rápidas do que o LTE/UMTS.
Novos aplicativos e câmera selfie e de vídeo
Os especialistas em software da Mercedes-Benz desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite a instalação de aplicativos de terceiros. Agora, o display central traz o navegador de internet “Vivaldi”. Outra novidade é uma câmera selfie e de vídeo no topo do painel.
A experiência de entretenimento para o passageiro da frente é sempre impressionante. Em sua tela, o passageiro da frente pode assistir a conteúdos dinâmicos, como vídeos via pendrive, mesmo quando o condutor está olhando para eles. Isso porque o display é comutável. A função avançada de privacidade baseada em câmera reduz seu brilho e, portanto, o risco de distração do motorista.
Conveniência diária: “rotinas”
A Mercedes-Benz está trabalhando no uso de inteligência artificial (IA) para que o automóvel aprenda quais sistemas de conforto os ocupantes do veículo usam repetidamente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções por meio da IA. O resultado é uma automação personalizada. A Mercedes-Benz usa o termo ‘rotina’ para essa inovação, cujo desenvolvimento já está bastante avançado.
Com o novo Classe E, os clientes poderão usar modelos pré-formatados chamados de “rotinas padrão”. Eles também têm a opção de criar rotinas por conta própria. Ao fazer isso, os ocupantes podem vincular várias funções e condições. Por exemplo, “Ligar o aquecimento do banco e ajustar a iluminação ambiente para um laranja quente se a temperatura interna estiver abaixo de doze graus Celsius”.
Numerosos sistemas de assistência à condução
O Classe E conta com inúmeros sistemas de assistência à condução, incluindo o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, ATTENTION ASSIST, o Assistente Ativo de Frenagem, o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, o Assistente Ativo de Ponto Cego, o Suporte para manobras evasivas, o Pre-Safe Impulse Side, o sistema de Proteção de Pedestres e o Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°. O status e a atividade dos sistemas de assistência à condução são mostrados em uma visualização em tela cheia no modo assistência do painel de instrumentos do condutor.
Em conjunto com a câmera, o ATTENTION ASSIST agora também oferece um aviso de distração do condutor no painel de instrumentos 3D: se os olhos do condutor não estiverem focados na estrada por vários segundos, o ATTENTION ASSIST pode detectar a distração e alertar acústica e visualmente. Se o condutor ainda não voltar a atenção para a situação do tráfego, há uma escalada com um segundo aviso e um tom de aviso contínuo. Se ele ainda não responder ao aviso, o sistema pode iniciar uma parada de emergência com o Active Emergency Stop Assist.
Faz parte do pacote de Assistência à Condução Plus o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, que auxilia na manutenção da faixa. Assim como nas autoestradas, o Classe E agora pode reiniciar automaticamente no tráfego urbano e em estradas rurais após uma parada mais longa. Outra novidade: se o Assistente Ativo de Manutenção de faixa não estiver mais disponível porque as marcações de faixa não são claramente visíveis, ele sinaliza isso por meio de vibrações no volante.
Conceito de carroceria sofisticado e sistemas de retenção coordenados
O conceito de segurança do Classe E é baseado em uma carroceria com uma célula de passageiros particularmente rígida e estruturas de colisão especificamente deformáveis. Os sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags, são especificamente adaptados a isso. Em caso de acidente, eles podem ser ativados de tal forma que seu efeito protetor para os ocupantes seja adaptado à situação.
Além dos airbags dianteiros, um airbag para os joelhos no lado
do condutor também é equipamento de série. Ele pode proteger as pernas do contato com a coluna de direção ou painel de instrumentos em uma colisão frontal severa. Os airbags laterais podem reduzir o risco de impacto na cabeça com a janela lateral ou objetos penetrantes. Em caso de uma colisão lateral grave, o airbag lateral do lado do impacto se estende do pilar A ao C como uma cortina sobre as janelas laterais dianteiras e traseiras.
Se um capotamento for detectado, os airbags laterais podem ser ativados dos dois lados. Além do sistema de proteção para a cabeça, airbags laterais também podem cobrir a área torácica em caso de uma colisão lateral severa, incluindo nos assentos traseiros laterais.
Além disso, os veículos são equipados com um airbag central, dependendo do país. Tensores de cinto pirotécnicos e limitadores de força são itens de série em todos os assentos laterais.
A Classe E como uma história de sucesso de longa data:
A Mercedes-Benz produziu mais de 16 milhões de veículos nesse segmento de sedans intermediários desde os anos 1940. A história do Classe E remonta aos primeiros dias da marca. No início do século 20, as empresas precursoras das quais a Mercedes-Benz surgiu lançaram veículos correspondentes no mercado.
Quando as operações foram retomadas após a Segunda Guerra Mundial, o Modelo 170V (W136), introduzido originalmente em 1936, voltou à produção. Em 1947, o Saloon seguiu como o primeiro carro de passageiros pós-guerra da Mercedes-Benz. O modelo 180 (W120) de 1953, com carroceria “Ponton”, introduziu novos recursos técnicos. Em 1961, chegam as versões de quatro cilindros da série “Tailfin” (W110). Em 1968, a série “Stroke/8” (W114/115) significou o próximo grande passo. A W123, a partir de 1976 provou ser ainda mais bem-sucedida.
A W124 produzida de 1984 a 1995 trouxe o nome Classe E pela primeira vez a partir de meados de 1993. Os “faróis redondos e gêmeos” e a tecnologia inovadora foram as características da W210 lançada em 1995. O Classe E W211 foi lançada no início de 2002. As W212 (Saloon e Touring) e 207 (Cabriolet e Coupé) da Classe E seguiram em 2009. A W213 teve sua estreia em 2016 e, a partir de 2017, pela primeira vez também como um All-Terrain. Além disso, há os cupês e conversíveis da série de modelos 238.