Alerta aos consumidores

Inovação, luxo e desempenho: Descobrindo a história da Mercedes-Benz

21/06/2023
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O Nascimento da Marca

A história teve início há mais de um século, na Alemanha, e traduz o primeiro capítulo da motorização veicular no mundo. Os protagonistas Gottlieb Daimler e Karl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo.

O pioneirismo desses homens fez com que colecionasse outras conquistas como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a diesel do mundo. Em abril de 1900, Emil Jellinek e a DMG assinaram um acordo de distribuição de veículos e motores. Logo de início, foi acertado o desenvolvimento de uma nova forma de motor que deveria levar o nome “Daimler-Mercedes”.

Poucos dias mais tarde, Jellinek encomendou 36 veículos pelo preço global de 550 mil marcos, que, em valores atuais, corresponderia a 5,5 milhões de marcos. Não apenas para aquela época, foi um grande pedido. Depois de mais algumas semanas, ele encomendou mais 36 veículos, todos com motor de 8 HP.

O primeiro dos veículos com o novo motor, um carro de competição com 36 HP, foi entregue em dezembro de 1900 a Jellinek.

Este primeiro “Mercedes”, desenvolvido por Wilhelm Maybach, construtor chefe da DMG, fez furor no início do século. As características do veículo – entre elas, seus baixos pontos de apoio, quadro de aço prensado, motor leve de alto desempenho e radiador tipo colmeia – representavam uma riqueza de inovações que o tornaram o primeiro automóvel moderno.

A “Semana de Nice”, em março de 1901, com a Mercedes praticamente imbatível em todos os requisitos, ajudou Jellinek e a Mercedes com uma publicidade excepcional.

Em março de 1901 foram lançados os modelos irmãos 12/16 HP e 8/11 HP. As encomendas de Jellinek excederam a capacidade de produção da fábrica Daimler de Cannstatt.

A Estrela

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.

Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra.

Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.

A divisão esportiva AMG

A Mercedes-Benz é conhecida mundialmente por apresentar veículos com conforto e tecnologias incomparáveis. Mas, uma outra sigla também representa umas das principais características da marca, a performance.

A AMG é a denominação presente nos veículos com preparações diferentes dos convencionais, proporcionando de 306 cv do GLB 35 AMG até mais de 1.000 cv com o AMG Project One, um veículo para as ruas com a tecnologia da Fórmula 1.

Nascida como uma empresa independente, especializada em preparação de motores e veículos, a AMG seguiu sua trajetória sem ligação direta com fabricantes de automóveis. No fim dos anos 60, dois engenheiros da Mercedes-Benz decidiram se desligar da empresa. Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher trilharam um caminho que os levariam para o mundo das pistas e dos carros de alta performance.

O significado da sigla engloba: “A” de Aufrecht, “M” de Melcher e “G” de Großaspach, Aspach na forma romanizada, uma aldeia onde Aufrecht nasceu.

Com a decorrer das criações e preparações juntamente do sucesso dos veículos modificados, a AMG foi adquirida oficialmente pela Daimler, tornando-se a fornecedora oficial da Mercedes-Benz até os dias atuais, sendo integrada diretamente na principal linha de montagem em Affalterbach.