Alerta aos consumidores

Mercedes-Benz GLC combina novo design e motorização eletrificada em duas versões

01/12/2023
Notícias
  • Novo modelo terá duas opções de carroceria: SUV e Coupé
  • Ambas as versões serão equipadas como motor de quatro cilindros híbrida leve

Começam a desembarcar no Brasil nas próximas semanas os novos Mercedes-Benz GLC. Agora equipados com um novo motor eletrificado e disponíveis em duas carrocerias SUV e Coupé, os novos modelos trazem como destaque um novo design exterior, mais jovial e esportivo em combinação com um interior ainda mais luxuoso e tecnológico.

Os conceitos de design da marca “Sensual Purity” e “Modern Luxury” estão presentes no novo GLC: um SUV de caráter esportivo, que transmite inteligência e emoção em igual proporção. O GLC Coupé, apresenta uma silhueta alongada, trazendo como recursos de design, os espelhos retrovisores externos montados nas portas e os estribos laterais que acentuam o visual de coupé esportivo e elegante.

Disponível em duas carrocerias no Brasil, ambas serão equipadas com uma das grandes inovações dessa nova geração. O GLC 300 4MATIC traz o motor 4 cilindros em linha que gera 258 cv de potência e utiliza a tecnologia hibrida leve, incluindo um gerador de partida integrado de segunda geração (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 volts.

O gerador de partida integrado suporta o motor a combustão, especialmente em baixas rotações e complementado pelo turbocompressor, proporciona uma potência excepcional. O sistema elétrico de bordo de 48 volts suporta funções híbridas como coasting, boosting e recuperação de energia, aumentando assim a eficiência. Os motores também iniciam rapida e confortavelmente com a ajuda do ISG, com a função start/stop para o condutor.

 

O novo sistema de propulsão eletrificada trabalha em conjunto com o câmbio automático de 9 velocidades (9GTRONIC) e o sistema de tração integral 4MATIC, trazendo máximo conforto e agilidade sejam na estrada ou fora dela.

Componentes-chave do chassi são a suspensão dianteira com quatro links e a suspensão traseira independente multilink. O chassi oferece um alto nível de suspensão, conforto de condução e ruído, manuseio ágil e prazeroso.

O interior dos novos GLC Coupé e SUV surpreendem em cada detalhe. O hardware e o software da última geração do sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) oferecem uma usabilidade ainda melhor. Imagens brilhantes nos visores do condutor e central facilitam o controle das funções do veículo, de conforto e de entretenimento.


As duas telas LCD de alta resolução apresentam informações claras e estruturadas. A tela do condutor de 12,3 polegadas (31,2 cm) parece flutuar em relação ao console. E a tela central de 11,9 polegadas (30,2 cm) se eleva da console central e também parece flutuar acima do acabamento central. Assim como o painel de instrumentos, a superfície dessa tela é levemente inclinada em direção ao condutor.

O assistente de voz “Hey Mercedes” está cada vez mais eficaz em responder à linguagem natural e às preferências do usuário. Serviços de streaming de música podem ser integrados perfeitamente ao MBUX, incluindo configurações pessoais, permitindo que os usuários desfrutem de uma experiência de música personalizada no veículo.


O novo GLC 300 4MATIC SUV

O novo GLC SUV é um legítimo membro da família de SUV’s da Mercedes-Benz. Para o Brasil, o GLC 300 4MATIC SUV traz o acabamento exterior e interior AVANTGARDE, com seções de apliques cromados, trilhos de teto em alumínio polido, novas bordas moldadas nas laterais e os novos faróis, que se conectam diretamente à grade do radiador e acentuam a largura do veículo. Em seu interior, destaca-se o painel dividido horizontalmente em duas seções e possui superfícies generosas com uma tela central que parece flutuar acima. O design dos assentos e os acabamentos das portas enfatizam a alta qualidade do interior.

O GLC SUV também estabelece padrões em aerodinâmica e aeroacústica: seu coeficiente de arrasto é cd = 0,29, significativamente melhor do que seu antecessor (cd = 0,31) – um avanço notável para um SUV.

 

O GLC é um veículo versátil e oferece características de condução significativamente aprimoradas em qualquer terreno e mesmo em condições climáticas adversas. Para trechos longe de estradas pavimentadas, isso inclui operação simplificada por meio da tela off-road e máxima tração e estabilidade de direção graças a sistemas de gerenciamento mais desenvolvidos.

Outra novidade é o pacote de Assistência à Condução Plus. Ele inclui o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, Assistente Ativo de Direção, Assistente Ativo de Freio, Assistente de Direção Evasiva, Assistente Ativo de Manutenção de Faixa, Assistente Ativo de Ponto Cego e PRE-SAFE® PLUS, além do Assistente Ativo de Tráfego com Congestionamento e PRE-SAFE® Impulse Side.

 

O novo GLC 300 4MATIC Coupé

A característica definidora do novo GLC Coupé é sua silhueta esportiva. No Brasil, o GLC 300 4MATIC Coupé será oferecido com o acabamento AMG Line, conferindo um visual externo e interno mais esportivo. Pneus de perfil misto com rodas de 20 polegadas, revestimentos dos arcos das rodas na cor do veículo, estribos laterais compõem um visual único e marcante.

Com um volume de carga ainda maior do que antes, o GLC Coupé está pronto para grandes viagens: 545 litros (45 litros a mais que o modelo anterior) a 1.490 litros (um acréscimo de 90 litros). A tampa traseira EASY-PACK abre ou fecha convenientemente com o toque de um botão usando a chave, o interruptor na porta do condutor ou a alça de destravamento na tampa traseira.

 

Em sua configuração aerodinamicamente mais favorável, o coeficiente de arrasto mínimo do GLC Coupé é tão baixo quanto Cd = 0,27. Isso o torna três centésimos melhor que seu antecessor (Cd = 0,30). Os desenvolvedores otimizaram o veículo em relação ao arrasto aerodinâmico e ao ruído do vento com a ajuda de extensas simulações digitais de fluxo (CFD – dinâmica dos fluidos computacional) e testes no túnel de vento aeroacústico.

 

A segurança ativa e passiva também traz inovações como o assistente de distância ativo DISTRONIC, que pode manter uma distância pré-definida para veículos à frente em todos os tipos de estrada: em autoestradas, estradas rurais ou na cidade. O limite de velocidade atual pode ser selecionado como configuração de velocidade com o toque de um comando.

 

O novo Pacote de Estacionamento com câmera 360° inclui também o “capô transparente” e as funções de assistência de estacionamento ativo PARKTRONIC. Quatro câmeras (frontal, traseira e laterais) fornecem as imagens, combinadas em uma visão panorâmica de 360° virtual. Além disso, o display mostra ângulos de visão diferentes, como frontal ou traseiro. O condutor decide se usa o display para estacionar por conta própria ou se deixa o assistente de estacionamento assumir o controle.

 

O novo GLC Coupé também é adequado para uma condução off-road e possui várias características e sistemas projetados para esse uso. O equipamento de série inclui um modo off-road e DSR (Regulação de Velocidade em Descida).

No modo off-road, o GLC Coupé, através da câmera 360°, oferece um “capô transparente”. O display central mostra uma visão virtual sob a frente do veículo, incluindo as rodas dianteiras e a posição da direção. Isso permite que o condutor reconheça obstáculos, como pedras grandes ou buracos profundos.

O modo de tela off-road usa os dois displays para uma apresentação clara de informações, controles e funções-chave para condições off-road. Entre outras coisas, o display do condutor mostra inclinação, gradiente, altitude topográfica, coordenadas geográficas e uma bússola.

O novo GLC 300 4MATIC SUV já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca